EDITAL CONTOS DE FADAS E UNICÓRNIOS

 

 PRAZO   12 JAN ATÉ  2 MARÇO

                                                                       

  Quem nunca leu, ouviu ou viu um conto de fadas na vida? Contos de fadas sempre foram bastante presentes na cultura popular, oferecendo narrativas de todos os cantos do mundo e tecendo diálogos com os mais diversos assuntos. Contudo, algo que quase nunca aparecia nessas histórias, pelo menos de forma direta, era a presença de personagens LGBTQIAP+. Isso criou um vazio nas experiências de muitos de nós, que tínhamos uma conexão e afinidade com essas histórias ao mesmo tempo em que não nos víamos representados ali. Isso gera um sentimento de exclusão, que dialoga com a fala da Fada Madrinha de “Shrek 2” sobre ogros não terem finais felizes.

  Pensando nisso, a PEL vem com a proposta de empunhar o facão e contribuir para a abrir caminho por essa mata densa que é a ausência dos nossos como protagonistas em narrativas das mais diversas. Afinal, geralmente a coisa funciona assim pra gente, né? O rolê é arregaçar as mangas e botar a mão na massa. Quer fazer parte desse trabalho? A gente tá esperando seu texto.

  Procuramos contos que se proponham a fazer uma releitura queer de contos de fadas. O conto deve estar em domínio público e é essencial que a temática LGBTQIAP+ seja relevante para a narrativa, e não apenas alegórica. Por exemplo... e se a maldição da Fera se quebrasse apenas quando ela aceitasse as próprias individualidades e deixasse de tentar se encaixar no estereótipo viril que a representa? E se a rainha má descobrisse o desejo oculto por detrás de sua obsessão pela beleza das outras mulheres? Ou mesmo se, como previu certa senadora, a Bela adormecida viesse acordar outra princesa com um beijo lésbico?

Quem Pode Participar

Podem participar da seleção escritores de qualquer nacionalidade que tenha como idioma principal o português e idade mínima de 18 anos. É necessário residir no Brasil.

  • Cada autor pode enviar até dois contos, porém apenas um poderá ser selecionado.
  • Os materiais inscritos não precisam ser inéditos, mas o autor deve ter os direitos de publicação do texto. A editora não se responsabiliza por qualquer questão legal que envolva os direitos de publicação do texto enviado.
  • Os contos devem pertencer ao gênero fantástico mas podem contemplar outras vertentes literárias como a fantasia urbana, dark fantasy, fantasia medieval, etc.
  • A premissa geral da história é que a temática LGBTQIAP+ esteja presente na obra, seja por meio de personagens, causas ou outras referências que sejam claras e importantes para a trama. Damos preferência para que temas relevantes à causa sejam o centro da narrativa; ou seja, incluir um personagem LGBT+ em uma história aleatória não é suficiente.

Regras de formatação:

  • Os contos não possuem mínimo de caracteres. O limite de caracteres é de 25 mil, com espaços.
  • Os textos deverão ser enviados em word, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, tamanho A4 e sem alteração de margens ou formatação de página O material deverá ser enviado para o e-mail: igorcabrardo@gmail.com, contendo arquivo em anexo (não serão aceitos textos colados no corpo do e-mail), nome do autor/a, pseudônimo (se houver), telefone para contato.
  • Todos os diálogos do conto devem ser feitos com travessão (que não é o mesmo caractere que hífen nem meia-risca) e não aspas. Não utilizar itálico em diálogos.
  • Palavras em idiomas estrangeiros, gírias e pensamentos de personagens devem ir em itálico.
  • Todos os textos devem estar sumariamente revisados pelo autor, de modo a evitar problemas estruturais primários. A revisão oferecida pela equipe da editora contemplará apenas a leitura crítica e possíveis adequações e apontamentos que venham a se mostrar necessários.

 

Regras de submissão:

  • O arquivo do conto deve ser nomeado com o TÍTULO DO CONTO. Exemplo: A NOITE VERMELHA.
  • O e-mail deve ter como assunto: INSCRIÇÃO CONTOS DE FADAS – NOME DO CONTO. Exemplo: INSCRIÇÃO CONTOS DE FADAS  – A NOITE VERMELHA.
  • Os contos devem ser enviados para:igorcabrardo@gmail.com
  • A previsão de contos selecionados é de 12 a 15 textos, o que pode, ocasionalmente, mudar, de acordo com a quantidade recebida de contos.
  • O resultado da seleção acontecerá via e-mail e divulgação nas redes sociais. Apenas os autores SELECIONADOS receberão devolutiva, portanto, não deixe de acompanhar nossas redes sociais.

Lançamento:

  •  Será realizado um financiamento coletivo (crowdfunding) para que a obra seja publicada em formato impresso e digital
  •  Caso o financiamento coletivo (crowdfunding) atinja a meta necessária para publicação (esse valor será determinado pela editora após a divulgação dos vencedores), o livro estará presente no catálogo e eventos.
  •   Os autores não são obrigados a participar do financiamento coletivo (crowdfunding), mas é de suma importância sua divulgação para atingirmos a meta estabelecida e financiarmos o livro.
  •  Caso o financiamento coletivo atinja a meta necessária para publicação, cada autor receberá direitos autorais, conforme constará em contrato.

Objetivo

Abrir oportunidades para que novos autores/as tenham seu material publicado sem ônus, com o intuito de enriquecer a literatura LGBT. 

 

 

 

Sobre a loja

Livros são a porta mágica para um mundo plural. O amor é plural! Aqui você irá encontrar um mundo onde somos todos iguais, e o amor é o único caminho. Seja amor Seja Plural Seja PEL

Social
Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos
  • Site Seguro

Paula Curi - CPF: 153.764.958-25 © Todos os direitos reservados. 2026